chantel
Chantel é o nome dado a uma boneca da técnica kokokscha (humanóide) que, tal como uma atriz de teatro, performa em diferentes papéis e criações cênicas desenvolvidas por Liz Schrickte. Teve sua experiência estreante em 2020, durante o período de pandemia, com a cena curta CHANTEL. O experimento participou do evento online Anima Udesc (Seminário Internacional de Estudos sobre Teatro de Animação) e, posteriormente, foi convidado a participar do Festival Online Motus Imago organizado pela Cia Red Cloud Marionetes de Aveiro, Portugal. Agora, segue para sua intersecção com a linguagem do teatro lambe-lambe, em estreia prevista para maio de 2024.
Chantel, a Mulher Bala!
Chantel é uma artista circense que divide seus pensamentos com o espectador através do espelho de seu camarim. O público é convidado a espiar sua intimidade, se tornando o reflexo dos seus olhos e dos seus pensamentos. Quanto dela está dentro de quem lhe olha através do espelho?
Para quem sempre vê os artistas lá longe, pequeninos no grande picadeiro, encontra agora a oportunidade de ver uma de pertinho por um buraco no camarim: sente o cheiro do seu perfume, vê o pó de arroz que levanta do estojo de maquiagem, escuta as batidas do seu coração e até pode enxergar seus sonhos e saudades.
Quanto dela está dentro de quem a assiste?
O espetáculo foi inspirado em lendas do circo, como Katie Sandwina, a mulher mais forte do mundo; Lucia Zarate, a pequena vedete; e Zazel, a primeira mulher canhão. Humanizando estas “super heróinas” antes da execução de “seus grandes números circenses”, a cena carrega um feminismo latente ao fazer submergir desafios de ser mulher.
Ficha Técnica
Autoria e atuação: Liz Schrickte
Projeto da caixa, confecção da boneca, acabamentos e objetos: Liz Schrickte
Montagem da caixa: Mauro Carvalho
Música: The Trapezist (Quincas Moreira)
Carga:
-
Uma caixa de madeira de tamanho: 70 cm (altura), 44,5 (largura) e 41,5cm (profundidade)
-
Peso da caixa: Em torno de 18kg.
(todos os objetos e itens vão dentro dela)
Necessidades técnicas:
* Faz-se necessário um banco alto padrão, providenciado pela produção do evento
MULHERES ARTISTAS
QUE INSPIRARAM O TRABALHO: