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Oficina de escrita criativa: memórias e contação

A oficina pretende sensibilizar os participantes para a escrita e contação de pequenas histórias. Para tanto, utiliza de recursos da escrita criativa, dinâmicas teatrais e em grupo, construindo uma atmosfera lúdica e inspiradora para que as memórias se transformem em ficção, cena e poesia! Não é preciso experiência ou pré-requisitos. 

Número de alunos: No mínimo 5, no máximo 20. 

 

Duração: 2 horas

 

Necessidades Técnicas:  Uma sala ampla, bem ventilada, com mesas e cadeiras para todes e um ponto de energia. Folhas brancas, lápis, borrachas, canetas e canetinhas ou giz de cera coloridos. 

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Oficina o ator/atriz manipulador/a: técnicas de criação de presença simultânea

A oficina propõe uma sensibilização para a relação do vivente com o objeto, onde as técnicas de presença simultânea surjam naturalmente para desvelar as múltiplas possibilidades de coexistência cênica. Trazendo o estado de criação como elemento de descoberta, os participantes serão estimulados a criar seus próprios caminhos de parceria, divisão e multiplicação com o objeto manipulado. Ao final da oficina haverá uma demonstração pública das experiências, promovendo a pesquisa e o diálogo sobre a linguagem.  

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Número de alunos: No mínimo 6, no máximo 18. 

 

Duração: 3 horas

 

Necessidades Técnicas:  Uma sala ampla, bem ventilada e com chão adequado para atividades corporais.

Público-alvo: atores e atrizes, manipuladores, dançarinos e interessados na coexistência cênica da atuação com bonecos e objetos. 

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Oficina Sobre, sob e entre máscaras

A oficina trafega pelos princípios adotados pelas máscaras tradicionais para alcançar novas configurações e possibilidades contemporâneas de mascaramento. Partindo de exercícios de transmutação de expressões do rosto em estados corporais, deslocamento e focalização de energias, decupagem de movimento, internalização e externalização de diferentes estados para a improvisação e jogo, propõe a construção de células criativas em que a máscara em seu uso e materialidade se tornam ferramenta para a construção de um discurso artístico. 

 

Número de alunos: No mínimo 6, no máximo 18. 

Duração: 15 horas

Público-alvo: atores, estudantes e interessados maiores de 16 anos

 

*Desejável vir de roupa preta e trazer um caderno para anotações 

ministrante

Designer, atriz, professora e marionetista. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC-UDESC/2023), Mestre em Teatro (Universidade de Évora/Portugal/2018), Especialista em Arte-Educação (Senac/SP), possui Licenciatura em Teatro (UNB/2023) e Bacharelado em Design - habilitação em Design Gráfico (UFSC/2010). É atriz formada pelo curso técnico do Teatro Universitário da UFMG (2013). 

Idealizadora do projeto Mulheres Telúricas, desenvolve ações, criações e pesquisas acerca do Teatro Feminista.

 

Participa do grupo Pigmalião Escultura que Mexe desde 2009 como designer, atriz, bonequeira e professora. Escreve e coordena projetos artísticos e culturais, desenvolve criações gráficas e diagramações como freelancer e constrói máscaras, objetos e bonecos.

 

Possui experiência na área de Artes e Design, pesquisando principalmente sobre os seguintes temas: artes cênicas, artes plásticas, expressão gráfica, arte e política, teatro feminista e teatro de formas animadas. 

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