top of page
Foto do escritorLiz Schrickte

DESCREVENDO A MOSTRA TELÚRICA


No dia 3 de agosto encontramos pela primeira vez no espaço locado para o projeto. Estavam lá as 4 mulheres artistas, Cora Rufino, Carol Oliveira, Carol Pinho e Liz Schrickte, que entraram com seus nomes no edital cultural, e a provocadora cênica Raquel Castro escolhida para acompanhar o processo. No dia 10 de agosto foi lançada a chamada para a seleção das outras 3 mulheres. Foram 30 inscrições analisadas pelas participantes do projeto. Logo chegaram as três novas participantes: Elisângela Souza, Letícia Castilho e Loló. 


A palestra-performance pode ser instigada, inspirada, por uma pergunta. E a que foi lançada nesse processo foi: QUAL A SUA SOLIDÃO?


Durante 4 meses nós nos reunimos nas quintas-feiras, mostramos cada uma sua palestra-performance, que foi aos poucos se transformando,  agregando novos elementos, se modificando completamente ou não. A cada quinta, duas ou 3 telúricas mostravam o seu trabalho, e vinham provocações, incentivos, observações do coletivo. Se formaram algumas duplas pra trocas em momentos fora do horário coletivo. TODAS acompanhavam o processo de todas e traziam provocações, mesmo ficando a cargo de cada uma acatar ou não as novas ideias. A “solidão compartilhada” foi uma das nomeações recorrentes para descrever o processo. 


A Mostra Telúrica foi realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023 no Galpão Cine Horto. Com a quase possibilidade de uma desistência, o que não se concretizou, a artista suplente Letícia Bezamat entrou no processo faltando duas semanas para sua finalização. As cenas desenvolvidas por agora 8 atrizes foram divididas em duas noites. Todas as participantes estiveram presentes nos dois dias e, quando não estavam em cena, estavam executando tarefas de contrarregragem, operação de som e projeção. Era sempre apenas uma atriz em cada cena, porém havia todo um coletivo por trás para apoiar. Por escolha, a ficha técnica do projeto foi toda feminina e havia nisso uma certa coreografia que tornou o processo fluido. A mágica que se deu se torna aqui inexplicável de descrever.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page